4 dicas para você não ser uma cópia barata

Use essas 4 dicas para você não ser uma cópia barata de um bom site. Ninguém imagina como dá trabalho criar um bom conteúdo. E tudo o que nós, bons blogueiros desejamos quando passamos horas pensando e elaborando um artigo é no reconhecimento do nosso trabalho.

Não tem nada de errado compartilhar as ideias dos outros, mas se você deu "Ctrl+C - Ctrl-V", não se esqueça de colocar uma pequena nota no final com o link de onde você tirou aquela informação - isso se chama créditos!

Imagine essa cena:
Você trabalhou o mês todo para comprar um bom presente para a sua mãe. Trabalhou duro e finalmente estava indo para casa para presentear a sua veinha, mas antes resolveu ir lavar as mãos e deixou o presente sobre a mesa. Quando você volta, lá está seu irmão mais novo, que adora ficar de pernas para o ar o dia inteiro, dando o seu presente para a sua mãe, sem sequer citar o seu nome! Como você iria se sentir? 
Agora faça algumas substituições:

  • O presente é o seu lindo artigo, infográfico, vídeo etc.
  • O trabalho é o quanto de esforço e tempo você gastou para criar esse conteúdo.
  • A mãe são os leitores, para quem você criou esse material.
  • A mesa é o seu blog.
  • O irmão mais novo... nem preciso dizer quem é, né? 

NÃO SEJA UM LADRÃO DE CONTEÚDO!!

Tem pessoas que cometem um 'latrocínio digital' toda vez que vai postar. O cara não passou horas a fio pesquisando e batendo a cabeça para criar aquele material, mas, mesmo assim ele poderia fazer uso dele, tudo o que ele tinha que fazer era botar o raio de uma simples nota no final do post com o nome do autor e nem assim o camarada faz, simplesmente ele rouba e mata o autor!!!

Ter um material copiado na internet, quem nunca passou por isso...


O projeto COLABORE é um sistema voltado para ajudar a comunidade blogueira e eu resolvi trazer as 04 dicas que um dos sites mais confiáveis do mundo postou sobre plágio.

Mas afinal, o que é Plágio? Segundo o site da Universidade da Califórnia:

"Plágio é apresentar as palavras ou idéias de outra pessoa como sua própria, sem um conhecimento adequado da fonte.
Quando você trabalha em um papel de pesquisa, você provavelmente encontrará material de apoio para o seu trabalho de obras de outros. Não há problema em citar as pessoas e usar suas idéias, mas você precisa credenciá-las corretamente. Mesmo quando você resume ou parafraseia informações encontradas em livros, artigos ou páginas da Web, você deve reconhecer o autor original.

Estes são todos exemplos de plágio:
  • Comprar ou usar um termo papel escrito por outra pessoa.
  • Cortar e colar passagens da Web, um livro ou um artigo e inseri-los em seu artigo sem citá-los. Atenção! Agora é fácil pesquisar e encontrar passagens que foram copiadas da Web (através de sistemas).
  • Usando as palavras ou idéias de outra pessoa sem citá-las.
  • Parafraseando as palavras dessa pessoa sem citá-las.

Dicas para evitar o plágio:
  1. Primeiro, use suas próprias idéias - deve ser o seu papel e suas idéias devem ser o foco.
  2. Use as idéias dos outros com moderação - apenas para apoiar ou reforçar o seu próprio argumento.
  3. Ao tomar notas, inclua informações de citação completas para cada item que você usa.
  4. Use aspas ao indicar diretamente as palavras de outra pessoa."
E pra isso tem lei! Aqui no Brasil, a lei de plágio é a LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. que você pode ler inteira nesse site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm

E pra dar um exemplo de como se dá os créditos, pra evitar que o 'filho mais novo' diga que não sabe como se faz, é assim óh:

Esse trecho foi retirado do site da Universidade da Califórnia Santa Cruz e está disponível nesse link: http://library.ucsc.edu/help/research/what-is-plagiarism

A imagem foi pesquisa no Google: https://blogdopedlowski.com/2015/06/11/ufrgs-disponibiliza-ferramentas-para-detectar-plagio-em-trabalhos-academicos/

Acho que eu não preciso dizer mais nada, não é? Copiou? DÊ OS CRÉDITOS IRMÃOZINHO!!!

Quer comentar sobre o assunto? Bora! Deixe o seu recado aqui embaixo.
4 dicas para você não ser uma cópia barata 4 dicas para você não ser uma cópia barata Reviewed by Colabore e Receba Colaboração on 17:48:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Eba! Estamos super felizes pelo seu comentário e logo vamos te responder. Você foi sensacional, então esperamos a sua visita todos os dias. Beijos das administradoras :)